CESPE: chute tático

A masterização das técnicas e estratégias para responder acertadamente a provas de múltipla escolha, com especial foco naquelas orquestradas pela banca CESPE/CEBRASPE, é essencial para os aspirantes a cargos públicos. Envolve não apenas a absorção do conhecimento teórico pertinente à matéria em estudo, mas também a aplicação inteligente e metodológica de táticas testadas que promovem uma otimização na marcação das respostas, com vistas à maximização das chances de sucesso do candidato.

Um elemento frequente nessas provas é o padrão de equilíbrio entre assertivas corretas e incorretas. Descobriu-se que elas tendem a se organizar em blocos simétricos, onde há uma equivalência numérica aproximada entre itens verdadeiros e falsos. Tal simetria não é aleatória; é uma manobra deliberada da banca examinadora para inibir a prática de respostas ao acaso, pois chutes não fundamentados tendem a anular eventuais acertos pelo sistema de correção que penaliza igualmente os erros.

Para converter essa compreensão em vantagem estratégica, sugere-se adotar um método dividido em blocos de cinco questões, utilizando o esquema “3x2” – assinalar três questões como verdadeiras e duas como falsas, ou o inverso, dentro do bloco. A decisão sobre qual abordagem tomar dependerá da confiança e da certeza que o candidato possui sobre as questões. Esta técnica, respaldada pela estatística, quando executada com precisão e complementada pelo conhecimento adquirido no estudo prévio, pode significativamente elevar as probabilidades de acerto.

Um aspecto que fortalece a aplicação de tais técnicas é a habilidade de discernimento para identificar itens falsos. A experiência de muitos candidatos aponta que, muitas vezes, é mais simples detectar um erro crasso em uma questão do que validar a exatidão de um enunciado. Diante de uma questão incerta, investigar a presença de imprecisões ou disparates pode ser o indicativo necessário para a identificação do erro e deve ser a abordagem inicial antes de recorrer ao esquema “3x2”.

Quando iniciar o processo de marcação, é prudente responder primeiro as questões que estão firmemente no âmbito do conhecimento do candidato, avançando depois para aquelas envoltas em dúvida, e finalizando com uma criteriosa revisão para assegurar que todos os itens foram devidamente contemplados pela estratégia delineada.