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  • • Piedade
  • #Fundada na piedade, governada pela teologia

    A piedade é o princípio central da educação clássica cristã. É aquela condição sine qua non. No Brasil, as nossas sensibilidades do século XXI obscureceram o nosso status de herdeiros de uma longa tradição ocidental. E sem um respeito por essa herança cristã ocidental e um desejo de emular os grandes líderes e pensadores do passado, a educação clássica cristã soçobra. Se os estudantes não internalizarem um respeito fundamental para com Deus, seus professores, seus pais e os mais velhos, todo o processo de educação também colapsa.

    Antes que o aprendizado possa iniciar-se, deve haver uma educação no amor. A educação consiste fundamentalmente em moldar os amores. Ela começa em casa e na igreja, mas deve ser apoiada e nutrida, e não enfraquecida, na escola. Portanto, devido a essa miríade de razões, uma educação clássica cristã deve estar fundada na piedade.

  • • Ginástica e Música
  • #Ginástica e Música: O treinamento dos corpos, a afinação dos corações

    Os seres humanos não são mentes incorpóreas, mas unidades de corpo e alma – intelecto, vontade e paixões. A educação em ginástica e música treina o corpo e afina o coração dos jovens, além de ser a etapa posterior que segue o desenvolvimento inicial da piedade. Desenvolver a virtude de um atleta é um elemento essencial do treinamento em ginástica.

    Oriunda do mesmo radical de “museu”, a educação musical é uma educação no maravilhamento. Ela forma o coração e a imaginação moral da juventude. A educação musical não consiste primária ou exclusivamente em instrumentos e canto. Em vez disso, ela estuda todas as disciplinas inspiradas pelas Musas (da poesia épica à astronomia) de uma forma poética e pré-crítica. Ela explora o modo poético de conhecer.

    O treinamento físico disciplinado da ginástica e o treinamento estético, afetivo e emocional da música são basilares para a aquisição tanto das virtudes morais quanto das intelectuais. A educação na música e na ginástica aponta para uma verdade profunda sobre a natureza dos seres humanos: o corpo e a alma estão unidos de tal forma que fracassar em cultivar as capacidades inerentes a um dos dois significa fracassar em cultivar a pessoa inteira.

  • • Artes liberais
  • #As Artes liberais: as sementes e as ferramentas do aprendizado em linguagem e em matemática

    As artes liberais oferecem um cânone particular de sete estudos que fornecem as ferramentas essenciais para todo o aprendizado. As artes do Trivium – gramática, dialética e retórica – são as ferramentas da linguagem. As artes do quadrivium – aritmética, geometria, astronomia e música – são as ferramentas da matemática.

    As três artes da linguagem ensinam a leitura, a hermenêutica, o debate, o discurso argumentativo e a escrita. As quatro artes da matemática ensinam a conta, o cálculo, as medidas, a descoberta empírica e a prova teórica.

    As artes liberais se destinam a ser somente as sementes e as ferramentas de aprendizado a ser usadas em todos os outros estudos. Enquanto ferramentas, elas cultivam o rico solo preparado pela piedade, pela ginástica e pela música. Enquanto sementes, elas mesmas desabrocham em conhecimento. O estudo das artes liberais é o caminho projetado para disciplinar a razão e, assim, tornar a aquisição de todos os estudos posteriores sumamente simples e eficiente.

  • • Filosofia
  • #A filosofia é o amor pela sabedoria na realidade natural, moral e divina

    O rótulo “filosofia” não deve ser confundido com a filosofia acadêmica contemporanea. Descrevemos filosofia como a unidade do conhecimento que cobre todas as disciplinas. A filosofia tem três ramos: filosofia natural, filosofia moral e filosofia divina (metafísica). A filosofia natural é a morada tradicional da ciência natural moderna. A filosofia moral é a morada tradicional das ciências sociais modernas. E a metafísica, o estudo do ser, guarda os segredos da realidade e desvela a sua unidade transcendental. Nessa visão, todas as disciplinas estão integradas em uma sabedoria holística.

    Enfatizamos a importância da filosofia desde cedo em nossa escola. Nossos alunos valorizam o “porquê” das coisas e exploram com curiosidade as perguntas centrais da vida do ser humano. Quem sou eu? De onde eu vim? Por que eu vivo? Qual o propósito da minha vida? O que é certo e errado?

    Desejemos cultivar um amor à sabedoria e um desejo interno de buscar a verdade, a beleza e a bondade.

  • • Vocação
  • #Vocação dos pais e cultura cristã​

    A educação não pode tratar meramente de aprendizado de habilidades intelectuais para ajudar jovens homens e mulheres a prosperarem na economia. Os pais são chamados para educar os filhos na paideia do Senhor e para transmitir a sua cultura cristã (a transmissão da totalidade dos amores, das normas e dos valores). A escola é uma ferramenta de apoio aos pais nessa vocação.

    A vocação educacional dos pais não pode ser terceirizada para outros. Por isso, a Virtus se posiciona como uma ferramenta de apoio e não como um substituto nesse desafio de educar e discipular as crianças para que se tornem homens e mulheres virtuosos e cumpram seu papel na sociedade.

    Ao recuperar o significado tradicional de educação, somos desafiados na essência. Tamanho desafio é uma grande pressão para pais e escola, mas acreditamos que, trabalhando em conjunto, podemos cumprir esse chamado com excelência e abençoar nossos jovens com uma educação de qualidade.

#Fundada na piedade, governada pela teologia

A piedade é o princípio central da educação clássica cristã. É aquela condição sine qua non. No Brasil, as nossas sensibilidades do século XXI obscureceram o nosso status de herdeiros de uma longa tradição ocidental. E sem um respeito por essa herança cristã ocidental e um desejo de emular os grandes líderes e pensadores do passado, a educação clássica cristã soçobra. Se os estudantes não internalizarem um respeito fundamental para com Deus, seus professores, seus pais e os mais velhos, todo o processo de educação também colapsa.

Antes que o aprendizado possa iniciar-se, deve haver uma educação no amor. A educação consiste fundamentalmente em moldar os amores. Ela começa em casa e na igreja, mas deve ser apoiada e nutrida, e não enfraquecida, na escola. Portanto, devido a essa miríade de razões, uma educação clássica cristã deve estar fundada na piedade.

#Ginástica e Música: O treinamento dos corpos, a afinação dos corações

Os seres humanos não são mentes incorpóreas, mas unidades de corpo e alma – intelecto, vontade e paixões. A educação em ginástica e música treina o corpo e afina o coração dos jovens, além de ser a etapa posterior que segue o desenvolvimento inicial da piedade. Desenvolver a virtude de um atleta é um elemento essencial do treinamento em ginástica.

Oriunda do mesmo radical de “museu”, a educação musical é uma educação no maravilhamento. Ela forma o coração e a imaginação moral da juventude. A educação musical não consiste primária ou exclusivamente em instrumentos e canto. Em vez disso, ela estuda todas as disciplinas inspiradas pelas Musas (da poesia épica à astronomia) de uma forma poética e pré-crítica. Ela explora o modo poético de conhecer.

O treinamento físico disciplinado da ginástica e o treinamento estético, afetivo e emocional da música são basilares para a aquisição tanto das virtudes morais quanto das intelectuais. A educação na música e na ginástica aponta para uma verdade profunda sobre a natureza dos seres humanos: o corpo e a alma estão unidos de tal forma que fracassar em cultivar as capacidades inerentes a um dos dois significa fracassar em cultivar a pessoa inteira.

#As Artes liberais: as sementes e as ferramentas do aprendizado em linguagem e em matemática

As artes liberais oferecem um cânone particular de sete estudos que fornecem as ferramentas essenciais para todo o aprendizado. As artes do Trivium – gramática, dialética e retórica – são as ferramentas da linguagem. As artes do quadrivium – aritmética, geometria, astronomia e música – são as ferramentas da matemática.

As três artes da linguagem ensinam a leitura, a hermenêutica, o debate, o discurso argumentativo e a escrita. As quatro artes da matemática ensinam a conta, o cálculo, as medidas, a descoberta empírica e a prova teórica.

As artes liberais se destinam a ser somente as sementes e as ferramentas de aprendizado a ser usadas em todos os outros estudos. Enquanto ferramentas, elas cultivam o rico solo preparado pela piedade, pela ginástica e pela música. Enquanto sementes, elas mesmas desabrocham em conhecimento. O estudo das artes liberais é o caminho projetado para disciplinar a razão e, assim, tornar a aquisição de todos os estudos posteriores sumamente simples e eficiente.

#A filosofia é o amor pela sabedoria na realidade natural, moral e divina

O rótulo “filosofia” não deve ser confundido com a filosofia acadêmica contemporanea. Descrevemos filosofia como a unidade do conhecimento que cobre todas as disciplinas. A filosofia tem três ramos: filosofia natural, filosofia moral e filosofia divina (metafísica). A filosofia natural é a morada tradicional da ciência natural moderna. A filosofia moral é a morada tradicional das ciências sociais modernas. E a metafísica, o estudo do ser, guarda os segredos da realidade e desvela a sua unidade transcendental. Nessa visão, todas as disciplinas estão integradas em uma sabedoria holística.

Enfatizamos a importância da filosofia desde cedo em nossa escola. Nossos alunos valorizam o “porquê” das coisas e exploram com curiosidade as perguntas centrais da vida do ser humano. Quem sou eu? De onde eu vim? Por que eu vivo? Qual o propósito da minha vida? O que é certo e errado?

Desejemos cultivar um amor à sabedoria e um desejo interno de buscar a verdade, a beleza e a bondade.

#Vocação dos pais e cultura cristã​

A educação não pode tratar meramente de aprendizado de habilidades intelectuais para ajudar jovens homens e mulheres a prosperarem na economia. Os pais são chamados para educar os filhos na paideia do Senhor e para transmitir a sua cultura cristã (a transmissão da totalidade dos amores, das normas e dos valores). A escola é uma ferramenta de apoio aos pais nessa vocação.

A vocação educacional dos pais não pode ser terceirizada para outros. Por isso, a Virtus se posiciona como uma ferramenta de apoio e não como um substituto nesse desafio de educar e discipular as crianças para que se tornem homens e mulheres virtuosos e cumpram seu papel na sociedade.

Ao recuperar o significado tradicional de educação, somos desafiados na essência. Tamanho desafio é uma grande pressão para pais e escola, mas acreditamos que, trabalhando em conjunto, podemos cumprir esse chamado com excelência e abençoar nossos jovens com uma educação de qualidade.